por Vanessa Fávero
Após marcar um encontro à meia-noite com os fãs pelas redes sociais, Taylor Swift liberou o videoclipe de Lavender Haze, faixa de abertura do álbum Midnights (2022). A peça audiovisual escrita e dirigida pela cantora norte-americana é repleta de referências de sua vida pessoal, assim como de algumas outras canções de sua discografia.
Em vídeo também compartilhado pelas redes sociais, a artista explicou a inspiração por trás da nomeação da música: o seriado Mad Men de Matthew Weiner (2007). De acordo com a cantora, a expressão “Lavender Haze” era utilizada na trama, ambientada nos anos 1960, para descrever pessoas apaixonadas. O videoclipe em questão retrata justamente o relacionamento e sentimentos de Taylor Swift pelo então namorado Joe Alwyn. Apesar de nenhum dos dois terem feito um anúncio oficial, especula-se que o romance que durou seis anos tenha chegado ao fim.
No entanto, envolta a névoa da paixão (ou de lavanda) durante a produção do videoclipe de Lavender Haze, terceiro single de seu décimo álbum de estúdio, Taylor Swift nos apresenta um mundo dos sonhos caracterizado por efeitos especiais que tornam possível uma galácia íntima, segura e diferente de tudo que a estrela já vivenciou. No videoclipe, depois de levantar da cama em que encontra-se o parceiro romântico interpretado pelo ator e modelo trans, Laith Ashley, a cantora acende um fósforo, ocasionando assim uma fumaça lilás que toma conta de seu quarto, enquanto dança despreocupada. Esse frame faz alusão às canções “The Archer” de Lover (2019) e “I know you were trouble” do Red (2012).
Diferente da ansiedade representada pela fumaça invisível (I wake in the night, I pace like a ghost / The room is on fire, invisible smoke) que a acompanhava durante as noites dos antigos namoros conturbados (Oh, I knew you were trouble when you walked in / So shame on me now), Swift consegue lidar com suas inquietações neste relacionamento. Essa teoria pode ser confirmada no frame seguinte, em que Taylor já na sala assiste televisão que a mostra o mundo e surpreende-se com o universo favorável transmitido. Na tela do aparelho é possível ver o número 13, seu favorito e da sorte, além da localização referente a Nashville, local onde sua carreira começou a deslanchar.
O apresentador da previsão do tempo na TV é o mesmo ator que representa seu namorado no videoclipe e as nuvens encobertas referenciam a faixa “Midnight Rain”, também presente no Midnights. Impressionada com a realidade exposta, a cantora caminha em direção a TV que agora se transforma em um portal que dá acesso a um céu estrelado e cheio de carpas voadoras. Mais uma vez, o possível ex-namorado de Taylor é mencionado já que ele é do signo de peixes. A escolha das carpas na composição do videoclipe também não foram coincidência, já que significam resiliência.
Diversas canções da cantora descrevem a dificuldade de manter um relacionamento sendo famosa e privada de discrição, uma vez que a mídia sempre a persegue. Por fim, Taylor mergulha em uma água de coloração lilás, caminha em lavandas que brotaram em sua sala, curte seu namorado e seus amigos, assim como derruba as paredes de sua casa desvelando o universo dos sonhos repleto de carpas.
Comments